Tendências: Os viajantes das gerações Milenar e Z como opção para impulsionar a procura futura

Tendências: Os viajantes das gerações Milenar e Z como opção para impulsionar a procura futura

Com dois mil milhões de turistas na faixa etária 25-34 em 2021, o segundo maior entre o total de turistas, atrás do grupo etário 35-49, as empresas de viagens e Turismo precisam de captar estas gerações (Milenar e Z) com ofertas fora dos períodos sobrelotados de Verão, normalmente porque dão valor e optam por utilizar o seu dinheiro em experiências autênticas, segundo apurou a GlobalData.
 
A GlobalData observa que um factor que contribui significativamente para a existência de tantos turistas na faixa etária dos 25-34 anos é a sua capacidade de viajar durante a época baixa. Muitos jovens viajantes milenares e da geração Z não têm filhos, ou grandes responsabilidades em termos de obrigações profissionais e financeiras.
 
Ralph Hollister, analista da GlobalData para as viagens e Turismo, comenta: "Sendo os preços dos voos e alojamento os mais baratos na época baixa da procura, muitos jovens viajantes na Europa, por exemplo, fazem frequentemente férias internacionais em Março ou Novembro. Se as transportadoras de baixo custo (LCCs) e os estabelecimentos hoteleiros estiverem a oferecer preços baixos, poderão mesmo viajar mais durante o ano nos períodos fora da época alta".
 
As viagens fora da época alta podem também oferecer níveis mais elevados de autenticidade e de personalização. De acordo com o Inquérito aos Consumidores efectuados pela  GlobalData Q1 2021, 27% dos geração Z e 26% dos milenares afirmaram que são "sempre" influenciados pela forma como um produto ou serviço é adaptado às suas necessidades e personalidade. Estas foram as duas percentagens mais elevadas quando comparadas com os restantes grupos etários ao responderem a esta pergunta.
 
Hollister acrescenta: "Durante os meses de época alta do turismo em determinados destinos, o número de visitantes ultrapassa muitas vezes o número de residentes locais, e todos os aspectos das infra-estruturas turísticas estão sobrelotados. Nos meses de época baixa, é mais provável que os viajantes tenham interacções significativas com os habitantes locais e experimentem atracções culturais, e naturais de uma forma mais intimista devido a uma menor aglomeração de visitantes. Isto permite uma melhor experiência global e uma percepção mais positiva de um destino”.
 
Como os destinos e as operadores turísticos continuam a recuperar da pandemia, os viajantes mais jovens que podem viajar mais facilmente nos meses de menos movimento devem ser alvo de experiências autênticas e de baixo custo. Isto irá reduzir o impacto da sazonalidade e aumentar as receitas dos destinos e empresas turísticas.

24 Março 2022